Estudar por provas anteriores ajuda a "prever" o que vai cair na 2ª fase do vestibular!
Com as segundas fases da Unesp (Universidade Estadual Paulista), da Fuvest e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) chegando, como estudar? Uma boa dica, segundo o professor Marcelo Dias Carvalho, do curso Etapa, é estudar com provas das duas últimas edições dos vestibulares que se vai prestar, pois os assuntos principais tendem a se repetir.
"A partir da prova, o estudante não só conhece a quantidade de perguntas de cada disciplina mas a distribuição de assuntos cobrados. Pelos últimos anos, dá para fazer uma estimativa de quais assuntos em cada disciplina caem mais", diz.
Por ser uma prova escrita, em que as questões exigem conhecimento mais aprofundado dos assuntos cobrados, o professor recomenda que o vestibulando treine responder a prova da maneira mais sintética possível, porque o espaço para a resolução geralmente é de meia página.
Carvalho explica que essa é a hora de "lapidar conceitos", ou seja, de aprender melhor o que o estudante não sabe tão bem. Ao resolver provas, é possível direcionar os estudos para esse aprofundamento.
Equilíbrio
O professor Alberto Francisco do Nascimento do Anglo, salienta que agora não é hora de parar de estudar, mas lembra que isso deve ser feito com equilíbrio. "Sem varar a noite, estudando com vontade. Não é fácil, mas não é impossível", diz.
Ele recomenda que o candidato evite o desgaste físico e mental. Para isso, o ideal é conciliar os estudos a uma atividade física e a uma rotina saudável, com boas noites de sono, boa alimentação e sem saídas em excesso.
Ao estudar, diz o professor Carvalho, a alternancia entre matérias de humanas e exatas, além de evitar passar longos períodos de estudo sem um intervalo para espairecer ou se alimentar. "Esse período é um bom período para acertar as falhas, mas o estudante não pode deixar passar. A palavra-chave é planejamento, ele tem que ver onde quer chegar e que recursos irá utilizar", diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário